Return to site

Como trabalhar na Alemanha

Você domina o idioma alemão e acha ter perseverança suficiente para superar barreiras e obster um trabalho em Düsseldorf?

Boas chances para trabalhar na Alemanha em 2019

Trabalhar na Alemanha em 2019 está longe de ser uma tarefa impossível. Mesmo tendo certas dificuldades e obstáculos naturais para uma mudança tão grande, o obstáculo pode sim ser vencido se você possuir energia e disposição para fazer o que precisa ser feito.

Abaixo estamos deixando algumas dicas para que você elaborar e fazer um bom currículo alemão.

  1. Quantas páginas
Normalmente, um currículo alemão não deve ultrapassar as 2 folhas. Melhor mesmo é que seja apenas uma. Os currículos demasiado longos tiram a atenção, concentre-se nas partes mais decisivos. Dessa forma,deves decidir o que é que a firma a que está se candidatando não deve deixar de saber sobre você e concentrar-te nesses tópicos.

  1. O layout
Deves dedicar um certo tempo na elaboração do layout do currículo. As informações nele apresentados devem ser fáceis de encontrar. O tipo de letra usada deve ser Arial ou o Times New Roman e o tamanho usual é entre os 11 e 12 pontos.

  1. A estrutura
O currículo deve ser estruturado. Não podem faltar informações como: dados pessoais (nome, nacionalidade, morada, data de nascimento), formação e experiência profissional, qualificações adicionais . Além disso, é essencial mencionar os conhecimentos adicionais e de outros idiomas.

Tudo isso deverá ser exposto com uma sequência cronológica.

  1. Faça uma revisão
É sempre recomendado fazer uma revisão geral antes de despachar o currículo.

Verifique se as datas que escreveu batem com as que estão escritas nos documentos e certificados.

Verifique se os nomes tanto da empresa, quanto do responsável de recursos humanos estão escritos de maneira correta.

  1. Pede a alguém que procure erros no teu currículo
Antes de você mandar os papéis, peça a uma outra pessoa, para controlar.

  1. Foto
Uma foto não é exigida, mas aconselho a enviar. O melhor será recorreres a um profissional e tire uma fotografia para enviar e currículos.

Onde procurar?

Faça uso da internet para buscar vagas de trabalho na alemanha.

Outras dicas essenciais:

Tenha o visto de trabalho

arrume a documentação completa necessária. Desde 2015, ganhar visto para trabalhar na Alemanha se tornou mais fácil para os brasileiros.

Quem tem cidadania da União Européia ou tem matrimonio com um membro da UE tem autorização para entrar na Alemanha. Para as pessoas que não se se enquadram nesse perfil tem que requisitar o Blaue Karte, a fim de conseguir uma autorização de trabalho com baseada na formação acadêmica.

Aprenda alemão

A primeira dica óbvia, aprenda o idioma na ponta da língua. Isso te ajudará demais no mercado de trabalho!

Vania Prais

Viveu mais de 20 anos na Alemanha aonde fez curso técnico na área de informática e cursou direito comercial na faculdade de bielefeld.

Fez carreira na área de informática e atuou como examinadora em muitos processos seletivos. Hoje em dia vive na suíça e é empreendedora digital.

Escreveu um livro de nome currículo campeao aonde explica minuciosamente todo o processo.

Saiba mais sobre o E.book currículo campeao